Instituições envolvidas    

O Departamento de Economia - ECO da UnB mantém o Programa de Pós-Graduação em atividade desde março de 1973, tendo sido reconhecido como centro de excelência em nível de mestrado, em maio do mesmo ano, pelo CNPq. O Curso de Mestrado em Economia (nível 6 na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) tem por objetivo fornecer ao graduado em Economia, ou área afim, formação analítica sólida que lhe permita entendimento dos temas relevantes da literatura econômica moderna e da realidade econômica brasileira.

A ESAF, pertencente à estrutura do Ministério da Fazenda, tem por missão desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas e a promoção da cidadania. Nesse Mestrado em Economia do Setor Público, que pretende executar em convênio com a UnB, a ESAF objetiva, particularmente, capacitar o servidor público que atua nessa área, aprimorando e aprofundando seus conhecimentos na matéria para que ele desempenhe suas atividades em perfeita consonância com os interesses da Nação.

Justificativa    

As novas relações entre Estado e economia que se desenharam no Brasil, a partir da década de 1990, passaram a exigir um perfil diferenciado do técnico governamental com atividade na área econômica, em comparação ao período anterior. Ao recuo do papel do Estado como produtor de bens e serviços corresponde à necessidade de avanço em sua capacidade regularizadora. Ultrapassada a dominância quase absoluta das políticas de estabilização será preciso, no novo contexto, de moeda mais estável e abertura ao exterior, definir outros rumos e instrumentos para as políticas industrial, cambial e monetária, além de reformar a estrutura fiscal. Considerando-se, ainda, a crescente impaciência da sociedade com as inadequações e ineficiências do aparelho estatal, fica claro que o pessoal técnico do setor público deverá estar, para responder aos desafios dessa nova fase, convenientemente preparado, em termos de capacitação profissional.

Do curso

Trata-se de um curso de pós-graduação stricto sensu, no nível de mestrado, que, sem prejuízo da qualidade acadêmica, dá ênfase a um conteúdo que interessa de perto à formação profissional de seus alunos.

Clientela

O curso destina-se a economistas ou graduados de áreas afins que exerçam atividade profissional relacionada à esfera econômica de atuação do poder público. Esse perfil abrange, em princípio, uma gama de especialistas como técnicos das áreas de receita, orçamento ou controle interno, tanto no nível federal como em outras áreas da esfera do governo; gestores públicos, de forma geral; assessores parlamentares, pessoal técnico ligado aos Tribunais de Contas, órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, etc.

Objetivo

O objetivo do Mestrado em Economia do Setor Público proporcionar a esses profissionais formação sólida em tópicos escolhidos da moderna teoria econômica do setor público e aplicá-los à análise de questões atuais, de política governamental.

Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP)
Departamento de Economia - ECO
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia – FACE
Universidade de Brasília - UnB

 

Telefones:
3107-1421 (Coordenação - mespcoordenacao@unb.br)
3107-0744 (Secretaria - mespsecretaria@unb.br)