EMENTA

Esta disciplina tem por objetivo munir os alunos do instrumental básico de otimização no Rn a ser usado nos diversos cursos do programa. A disciplina pode ser dividida em duas grandes partes. Em sua primeira metade serão desenvolvidos os conceitos básicos de análise no Rn: continuidade e diferenciabilidade, teorema de Weierstrass, e formas quadráticas. Na segunda parte serão estudados os métodos básicos de otimização, incluindo otimização com e sem restrições, o método de Lagrange e o método de Kuhn-Tucker, assim como o papel das propriedades de concavidade e quase-concavidade.

1. Funções de várias variáveis reais

2. Teoremas fundamentais

3. Formas quadráticas

4. Otimização interior

5. Otimização com restrições de igualdade

6. Otimização com restrições de desigualdade

7. Concavidade

Avaliação

Durante o bimestre os alunos deverão resolver listas de exercícios com data rígida de entrega. A média das notas obtidas nas listas corresponderá a 30% da nota final. Em data a ser definida, será dada uma prova parcial, que contribuirá com 30% da nota final. Uma prova final contribuirá com 40% da nota final.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

Básica

A disciplina não será baseada em um livro texto único. No entanto, a maior parte de seu conteúdo será fundamentado na referência a seguir.

Sundaram, Rangarajan K. 1996, A First Course in Optimization Theory. Cambridge University Press.

Básica complementar

As referências abaixo complementam o conteúdo da disciplina.

Cysne, Rubens P. e Moreira, H. A. 1997, Curso de Matemática para Economistas. Atlas.

Simon, C. e Blume, L. 1994, Mathematics For Economists. W.W.Norton.

Sydsaeter, K. e Hammond, P. J. 1995, Mathematics for Economic Analysis. Prentice Hall.

Complementar

As referências a seguir podem ser usadas de forma alternativa:

Brandão, A. S. P. 1982, Análise Matemática: um Texto Para Economistas. IPEA/PNPE: 3.

Dixit, A. K. 1990, Optimization in Economic Theory. Oxford University Press.

Dowling, E. T. 1980, Introduction to Mathematical Economics, 2nd. Ed. McGraw-Hill.

Folland, G. B. 1984, Real Analysis: Modern Techniques and Their Applications. John Wiley & Sons.

Franklin, J. 1980, Methods of Mathematical Economics. Springer-Verlag.

Lima, E. L. 1985, Curso de Análise :2. IMPA/CNPq.

Luenberger, D. G. 1973, Introduction to Linear and Nonlinear Programming. Addison-Wesley.

Norman, B. H. e Sullivan, J. A. 1991, Real Analysis. Dover.

Takayama, A. 1993, Analytical Methods in Economics. Michigan University Press.

Tu, P. N. V. 1994, Dynamical Systems. Springer-Verlag.